
ELANIA MATOS
Elania Matos é artista visual há 05 anos e atua na criação de obras com a ressignificação de materiais descartados, principalmente embalagens.
Muitos materiais oriundos do consumo são considerados resíduos e são descartados em proporções absurdas. A artista percebeu que algumas embalagens, do seu próprio consumo cotidiano, poderiam ganhar uma nova oportunidade plástica, por meio da transformação em “supraciclagem artística” e assim valorizar esses materiais. Elania considera que um item “supraciclado” pode ganhar mais qualidade ou manter a qualidade similar ao original, porém nesse processo o que realmente importa é a possibilidade de transformar resíduos em arte.
A artista utiliza Técnica Mista, Colagem, e Assemblage com objetos descartados, como por exemplo: caixas de suco, cápsulas e filtros de café, cerâmicas, azulejos, madeiras, sobras de pontas de lápis, fitas cassetes, folhas e flores secas, fitas VHS, dentre outros, para revitalização de “saborosos” e luxuosos “Docinhos Coloridos” ou tesouros doces, como gosta de identificar suas criações.
O trabalho da artista recebe influência direta da sua vivência e experiência com educação ambiental e Arte Mobilização, na Superintendência de Limpeza Urbana – SLU, da Prefeitura de Belo Horizonte, onde atua por 26 anos, com a criação, produção, montagem de instalações e intervenções artísticas, utilizando a Arte Reciclável e Arte Ambiental, para falar de problemas ligados à limpeza urbana.
A mutação de resíduos recicláveis em arte interessa especialmente a artista, tanto pelo resultado das peças, transformadas em "jóias doces”, como pelo incentivo a novas atitudes, que possam alertar sobre o consumo exagerado e o descarte inconsequente de ricos materiais.
A cor também tem papel fundamental no repertório imagético de Elania Matos, que declara sua paixão pelo colorido. As cores funcionam como guias simbólicos e assinam suas criações.
A tinta álcool e a resina tem papel complementar na transformação de descartáveis em “docinhos”, pela fluidez e suntuosidade que esses materiais concedem aos produtos, dando vida e energia a objetos que estavam em desuso.
Em seu trabalho, Elania busca incentivar atitudes que possam fazer a diferença em relação a prevenção do consumo exagerado e inconsequente.